sexta-feira, 7 de julho de 2017

Providence

PROVIDENCE - 12 EDIÇÕES
Uma Fucking Supreprodução: Gibiscuits


PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Providence é o terceiro ato da trilogia de Alan Moore e Jacen Burrows baseada em H.P. Lovecraft, que começou com O Pátio e foi seguida por Neonomicon. Essas duas primeiras minisséries foram publicadas no encadernado da Panini Neonomicon, já publicado aqui, e que seria aconselhável - para quem não leu ainda - ler primeiro, para entender melhor Providence. 

Ter um conhecimento da obra de H.P. Lovecraft também ajuda na compreensão da minissérie, mas não é obrigatório, já que os extras que o Gibiscuits providenciou são bem explicativos, direcionando para as obras que inspiraram a HQ. Os extras acompanham os dois primeiros números, depois são colocados no blog do grupo, e os linkarei mais abaixo. É aconselhável ler sempre depois de lido cada número para não toma uns spoilers. 

Providence é a cereja do bolo de uma HQ de Alan Moore que, apesar do tem lovecraftiano, não parecia ser grande coisa em O Pátio e Neonomicon. Porém, com essa minissérie em 12 edições, as duas anteriores se tornam apenas uma espécie de introdução a esta obra que, para mim, é uma das melhores coisas que o barbudo já escreveu. 

O ano é 1919 e Robert Black é um jornalista do New York Herald que, depois de uma grande perda, decide que vai escrever um livro sobre o lado oculto da América, baseado em boatos sobre livros que levaram pessoas ao suicídio, como o Rei Amarelo, entre outros. Ele começa a rastrear um livro de ocultismo árabe e um gruipo ocultista chamado Estrela Sapiente. É o começo de um caminho sem retorno para Black. 

Na verdade eu nem sou bom o suficiente para traçar aqui um perfil de Providence, tal a densidade e complexidade do que está ali. Além de ser uma obra extremamemente detalhada na obra de Lovecraft é, também, muito perturbadora, como são os contos em que a minissérie é baseada. Mas, como é Moore, isso é pouco para descrever a genialidade da coisa toda e se eu o fizesse teria que dar spoilers. 

Abaixo estão os links para os extras de cada edição a partir da terceira:






Um comentário:

XAVERICO disse...

Alan Moore sempre surpreendente! Um dia esse cara fará muita falta nos quadrinhos.Fantástico!