quarta-feira, 30 de novembro de 2016

A Biografia de Stan Lee

INCRÍVEL, FANTÁSTICO, ESPETACULAR:
 A BIOGRAFIA DE STAN LEE EM QUADRINHOS
Digitalização, Tradução e Letras by Biscoito de Rapadura

PARA BAIXAR EM PORTUGUÊS, CLIQUE AQUI
DOWNLOAD IN ENGLISH VERSION HERE

Difícil lembrar quando me dei conta de quem era Stan Lee, em sua totalidade. Seu nome era uma constante nas HQs que da Marvel que eu lia quando garoto, com seu "Stan Lee Apresenta..." em cada história publicada, mesmo que não fosse escrita por ele. O cara era como o Walt Disney dos super-heróis, ele dava um rosto a um sonho. 

Mesmo sendo decenauta de carteirinha, eu sempre curti a Marvel da mesma forma e sempre percebi essa diferença básica entre as duas editoras: lá havia alguém que fazia a ligação entre nosso mundo e o mundo de fantasia que a editora nos proporcionava. Ele era a ponte. E, não só entre nós e a editora, mas entre os criadores e os personagens criados. 


Amado e odiado pelos fãs de super-heróis, ainda assim não se pode negar a contribuição de Stan Lee para o ponto de virada na História das histórias em quadrinhos. Sua relação com os co-criadores sempre foi conturbada, afinal, Stan Lee não era apenas o criador dos novos e retumbantes personagens que elevaram a Marvel a status de lenda, ele era também um comerciante. Ele se tornou a força motriz por trás de uma nova era dos super-heróis, junatndo em torno de si os melhores artistas. 

Stan Lee já teve sua história contada em livro e documentário, mas, faltava ser contada no ambiente mais adequado á sua pessoa: nos quadrinhos. Com a ajuda de Peter David e da artista Colleen Doran, o homem da Casa das Ideias nos traz a história de sua vida em detalhes, diretamente de suas memórias e sempre com muito bom humor. 


Sua vida quando criança; seu início na editora que viria ser a grandiosa Marvel; o encontro com sua esposa Joan; suas perdas e suas conquistas. 

Stan Lee viveu para que sua biografia incluisse a chegada da Marvel na era de filmes baseados em super-heróis que valeriam a pena assistir, algo pelo qual ele sempre esperou. Até mesmo estaria neles, em participações especiais e, assim, se completaria a sua jornada neste mundo de magia. 

Ainda assim, Stan nada fala sobre aposentadoria e continua fazendo o que faz de melhor, sonhando e realizando. 


A produção desta versão traduzida teve a participação de eu mesmo, na digitalização e limpeza dos scans, além de Skaetos na tradução e de Johnny Who na tradução, capa e edições complementares. Uma parceria entre Rapadura Açucarada e Gibiscuits! 

A edição impressa em português também já se encontra a venda em todas as livrarias: Incrível, Fantástico, Inacreditável, capa dura, 192 páginas, a R$ 60,00, mas pode ser encontrada mais barato, é só pesquisar.


Nenhum comentário: